Quadros do Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa (GMNK) beneficiaram, recentemente, de uma capacitação em matéria de economia no sector eléctrico, ministrada pelo Instituto Tony Blair.
Sob o tema “Economia no sector eléctrico – desafios e oportunidades para Moçambique”, a sessão de capacitação teve como objectivo dar uma visão geral dos princípios económicos fundamentais no sector eléctrico, com ênfase no contexto moçambicano.
Moçambique possui um enorme potencial energético e uma variedade de recursos naturais e crescentes oportunidades de investimentos.
Esta é a primeira de quatro capacitações técnicas que serão ministradas pelo Instituto Tony Blair aos quadros do GMNK, no âmbito de um acordo de parceria entre as duas instituições.
O Tony Blair Institute for Global Change (TBI) é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 2016 pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, com sede em Londres, Reino Unido. O Instituto actua em diversas regiões do mundo, oferecendo apoio técnico e estratégico a governos e líderes políticos na implementação de políticas públicas eficazes em áreas como tecnologia, saúde, desenvolvimento económico e mudanças climáticas.
Além disso, o TBI colabora com parceiros internacionais, incluindo instituições multilaterais e bilaterais, corporações privadas e organizações filantrópicas, ampliando assim o seu impacto global. Através de uma abordagem prática e orientada para resultados, o Instituto tem desempenhado um papel significativo no apoio a vários países africanos na implementação de reformas estruturais, modernização da governação e promoção do desenvolvimento sustentável.
É neste contexto que o GMNK tem uma parceria com o TBI para obter assessoria estratégica internacional no desenvolvimento do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa e da Linha de Transporte de Energia de Alta Tensão associada.
Através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), o Instituto Tony Blair apoia o GMNK nas áreas de desenvolvimento de investimento, modelação financeira, modelação integrada de exportação de energia, processo de sondagem de mercado, Termos de Referência e contratação de firmas especializadas.













