Cerca de 36 jovens das comunidades dos distritos de Marara, Chiuta e Cahora Bassa, na Província de Tete, foram recentemente formados em matéria de electricidade, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Social (PDS) do projecto Mphanda Nkuwa.

O objectivo é dotar os jovens das comunidades ligadas ao projecto de conhecimentos e capacidades técnicas, para promoção do autoemprego e emprego em outros projectos, bem como na fase de construção da barragem.

Ministrado pelo Instituto Superior Politécnico do Songo (ISPS), financiado pelo Gabinete de Implementação do Projecto Hidroeléctrico de Mphanda Nkuwa, a formação teve a duração de 21 dias e abordou noções básicas de instalação, operação e manutenção de KITs fotovoltaicos domésticos e mini-redes fotovoltaicas.

A formação resulta de um protocolo assinado entre as duas instituições, no âmbito da implementação do PDS que visa trazer o projecto para as comunidades, através de investimentos que reforçarão a infraestrutura local, a empregabilidade jovem, formação e o fortalecimento das comunidades, desta forma garantir que o desenvolvimento energético venha acompanhado de inclusão social e melhoria das condições de vida das comunidades locais.

Trata-se de um compromisso do Governo de Moçambique através do Ministério dos Recursos Minerais e Energia, em fazer de Mpanda Mkuwa um projecto modelo, que alia a geração de energia limpa à transformação social e económica a nível nacional, nos distritos e localidades onde ela se insere.

O principal objectivo do PDS é a mitigação das principais necessidades e potenciar a melhoria dos Índices de Desenvolvimento Humano e Social das comunidades da área do projecto, através de acções ou intervenções-chave de impacto imediato de aumento do acesso à energia, água, saúde, ágro-pecuária e educação.

No ano passado, o Governo da Província de Tete e o projecto Mphanda Nkuwa assinaram dois memorandos de entendimento para implementação do PDS. O acto foi rubricado entre o Governador da Província, Domingos Viola, a Secretária de Estado na Província, Cristina Mafumo e o Director Geral do GMNK, Carlos Yum. 

Related News